Roberto Cardoso de Andrade Travassos

Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ em 1980. Pós Graduações em Engenharia Nuclear e Engenharia Mecânica pela COPPE-UFRJ e Especialização em Tecnologia Nuclear pela KWU – Alemanha e em Gestão Empresarial pela FGV. 
Iniciou suas atividades no setor nuclear em 1981, quando ingressou na NUCLEN na área de Cálculos Estruturais e Análise de Tensões em Componentes Mecânicos. Participou, como engenheiro de tubulações durante a fase de montagem eletromecânica da usina nuclear Angra 2. Trabalhou durante 5 anos na Alemanha, nos projetos e nas construções das usinas nucleares alemãs Emsland 1e Isar 2. Participou de diversas missões internacionais pela AIEA - Agência Internacional de Energia Atômica – ONU na condição de expert na área de gerenciamento de projetos nucleares e na área de financiamento para construções de usinas nucleares. 
Na ELETRONUCLEAR atuou em diversos setores: Divisão de Análise de Flexibilidade de Tubulações, Gerência de Análise de Tensões, Gerência de Projetos Especiais, Superintendência de Engenharia de Apoio à Operação de Angra 1 e Angra 2. Atuou, durante 10 anos, como Gerente de Planejamento e Orçamento e atualmente é Assistente Técnico do Superintendente de Gerenciamento de Empreendimentos da ELETRONUCLEAR. Paralelamente exerce o cargo de Diretor Financeiro da ABEN - Associação Brasileira de Energia Nuclear.

Tema: 
Matriz Energética Brasileira