Concurso de engenhosidade

Empolgantes, integradoras e divertidas são as disputas das engenhosidades. As mais inusitadas propostas de protótipo serão testadas. Avalie e discuta com seus amigos qual será o melhor protótipo. Surpreenda-se com os resultados. Enfim, experimente um pouco de engenharia num clima descontraído.

O concurso de engenhosidade da semana da engenharia enriquece a programação da SENG no sentido de empolgar e integrar participante e público ao final das tarde de terça e quarta. O concurso propõe ao congressista o desenvolvimento de protótipos inusitados, utilizando curiosos materiais para tanto. Esse concurso procura tornar a engenharia mais palpável para os estudantes, estimulando a criatividade e colocando em prática conceitos básicos. O desafio é a realização de um protótipo com um material especificado que atenda às regras. O que tiver melhor desempenho de acordo com seu regulamento, será o vencedor. 

Este ano as engenhosidades serão: catapulta de palito de churrasco, ponte de isopor e macarrão, guindaste de palito de picolé, cidade de lego e hélice de material reciclável.

Os regulamentos de cada proposta já estão disponíveis!

 

CONFIRA AS PROPOSTAS DESTE ANO E CRIE SUA ENGENHOSIDADE

1)      CATAPULTA

Alinhe conhecimentos da engenharia e o tiro ao alvo! Esse protótipo deve estar preparado para atirar uma borracha de lápis a uma distância de cinco metros e seus criadores deverão ter mira para acertar o alvo. Dentro de três tentativas, a criação que tiver melhor desempenho (veja o regulamento) será a vencedora. Algumas questões devem ser consideradas, como: Como o tamanho da alça influencia na tentativa? Qual a angulação da melhor precisão? Qual o melhor tipo de estrutura?

 

Veja o Regulamento

 

2)      PONTE

O clássico concurso da ponte na semana da engenharia, talvez o mais esperado dos concursos de engenhosidade, traz, desta vez, o desafio de se construir um protótipo de estrutura mista: isopor + macarrão! A problemática ao redor dessa engenhosidade é fazer um tipo de estrutura mais resistente e de menos peso, já que esse é o critério desempate.

 

Veja o Regulamento

 

3)      GUINDASTE DE PALITO DE PICOLÉ

Utilizando principalmente os conhecimentos da disciplina de mecânica dos sólidos, os participantes que construirão o guindaste de picolé deverão se preocupar com questões como: Qual tipo de treliça da mais resistência à estrutura? Qual melhor ângulo da haste do guindaste com a horizontal? Qual melhor combinação de comprimento de largura da base? E, assim, construir a estrutura mais resistente.

 

Veja o Regulamento

 

4)      CIDADE DE LEGO

Um tema bastante discutido é: Cidades Inteligentes! De forma geral esse termo remete às cidades que fazem uso inteligente de todos os seus recursos humanos, técnicos, operacionais e materiais disponíveis, em prol de uma cidade melhor e surpreendente. Dessa forma, será proposto ao participante que utilize a criatividade retratando uma solução inteligente para uma problemática cotidiana da cidade, a explicação da inovação inteligente criada pelo participante deve ser ilustrada a partir do protótipo! O objetivo é exercitar a criatividade e explorar as mudanças que as peças de lego proporcionam.

 

Veja o Regulamento

 

5)      HÉLICE DE MATERIAL RECICLÁVEL

Querendo usar os princípios de uma das mais clássicas engenharias, a SENG propõe um concurso de engenhosidade envolvendo eletricidade! O protótipo a ser desenvolvido será uma hélice para um gerador eólico.  Os participantes deverão, a partir de material reciclável, implementar uma hélice capaz de gerar maior tensão.  

Veja o Regulamento

 

PARTICIPE!

 

Os Concursos de engenhosidade são abertos para qualquer congressista! Faça a inscrição da sua equipe! É para aplicar seus conhecimentos, colocar a imaginação e a criatividade, em prática! É para se divertir “engenheirando” fora de sala de aula. Conheça as propostas mais inusitadas, brinque de engenharia e ganhe prêmios.